O que você precisa saber sobre autoestima


Em pleno século 21, vivemos reféns de nós mesmos. A incansável busca por um ideal nos tira da realidade e vivemos em constante estado de desconforto, o eu real fica a margem de nós mesmos. Devemos lembrar diariamente que a única pessoa que nos acompanha desde a nossa concepção, até o fim da vida, somos nós mesmos e é por isso que é tão importante estarmos de bem com o que somos, que suportemos nossa  própria companhia e estejamos satisfeitos. A busca deve ser constante, porém, em direção daquilo que precisamos para satisfazer nossas reais necessidades. Aquilo que nos incomoda, deve ser transformado, porém, a legitimidade dessa necessidade deve ser reconhecida por nós mesmos. As pessoas são únicas, os valores são moldados pela percepção que cada um tem daquilo que experiência, sendo assim, colocarmos num padrão, é algo torturante, que nos mina a cada tentativa de nos adequar. Importante é saber que a diferença é o que alimenta o contato, é o que traz vida para as relações, é o que confirma a nossa existência, o poder ser sujeito de si mesmo.

A autoestima é um dos assuntos mais tocados hoje em dia, na verdade, a falta de autoestima tornou-se uma grande questão para a sociedade. Autoestima significa o valor que damos a nós mesmo, às nossas capacidades, ao que realmente somos. A autoestima é desenvolvida ao longo do tempo e depende da forma com que lidamos com o que somos, o reconhecimento de nossas capacidades, do nosso bem-estar no mundo e para o mundo, envolve autoconhecimento e autoconfiança. O desenvolvimento dessas habilidades está relacionado com a percepção que cada um tem daquilo que vive e do contexto no qual está inserido. Influenciamos e somos influenciados pelo meio no qual vivemos e devemos saber que isso não nos limita. A influência é importante, traz elementos para compor aquilo que já somos, porém, nós já somos, antes de qualquer e toda influencia. A importância da autoestima vai além do bem resolvimento com a gente mesmo, a autoestima é componente essencial para a busca pela satisfação, para o movimento em busca de realizações.


 Tudo isso nos diz que nós somos os responsáveis por nós mesmos e que tudo está em nossas mãos, basta reconhecer quem somos e as nossas reais necessidades que, assim, seremos sábios o suficiente para criar estratégias de movimento em busca daquilo que mais desejamos. Somos senhores de nossos caminhos e levamos da vida a vida que levamos. Vamos refletir?

Texto da  Taynã Lizárraga Carvalho 

Comentários

Postagens mais visitadas