Cristo é a fonte de tudo e é para Ele que devemos apontar sempre

 

Os números são impressionantes. A religião evangélica tem crescido, ganhado adeptos, simpatizantes, curtidores, enfim, tem se tornado até popular. A TV está cheia de programas com mensagens de fé, de cura, de poder. Há templos espalhados por todos os locais, cantores “gospels” têm fã clubes, participam de programas de TV, vendem milhares de discos e suas páginas no Facebook têm milhares de curtidores.

Os “gospels” se orgulham disso, vibram marchando em nome de Jesus e contando os números para saber se a sua marcha foi maior do que a outra marcha. Não condeno quem se orgulha disso, não condeno quem frequenta a marcha pra Jesus, até porque já frequentei, faz tempo, mas já frequentei. Na verdade, eu me pergunto: o que estão procurando com isso tudo? De quem estão falando?
Eu entendi depois de ler os evangelhos e bater cabeça várias vezes, que o que devemos fazer nesse mundo é falar de Jesus, do que ele fez, de quem ele é, e que não há outro igual a Ele. E pra falar de Jesus devemos primeiro conhecê-lo e aprender como Ele falava dele mesmo – um misto de autoridade, amor, compaixão e sem um pingo de acepção. Foi depois de começar a entender isso, que vi o quão pouco fazemos isso.


Eu costumo dormir com a TV ligada. Certa noite acordei e estava passando um desses programas gospel na TV e resolvi me despir de todo o preconceito e assistir. Foram dez minutos na frente da TV onde o que mais eu vi foram pessoas atrás de benção e cura, e em nenhum momento foi sequer citado o nome de Cristo. Mudei de canal e cai em outro programa gospel, que era a mesma coisa, as pessoas buscavam poder e fogo, menos Jesus. Pra se ter uma ideia, o pastor da novela da globo falou de mais de Jesus em uma cena que vi de dois minutos do que esses pastores em dez.

Outro dia estava esperando o Programa do Jô para assistir a uma entrevista do Edmilson Filho, ator cearense do filme Cine Hollyúde, e para minha surpresa a entrevista que antecedeu foi de uma cantor pop gospel, que dizem cobrar cerca de R$ 60.000 por um show. Foram os minutos mais perdidos da minha vida, imagina da vida dele, que falou de tudo, até de xixi que fez no palco, menos de Jesus.
Lembro de quando participava de marchas pela cidade, saíamos gritando, pulando e cantando ao som de um trio elétrico. Os olhares eram de quem tinha muito poder, estava com a sua turma e se gloriava da quantidade de pessoas nas ruas que gritavam por Jesus, que olhavam para os outros com um olhar de autoridade e dizia “Jesus te ama”, mas no fundo era só Jesus mesmo que poderia amar aquele outro, porque eu usava da autoridade de Jesus, mas não usava um pingo do seu amor. E o que procurávamos com aquilo tudo? Mostrar que a nossa religião era grande e poderosa? E Jesus era o que? Sei lá, acho que era o nosso general marchando à nossa frente.

Um grande homem a quem admiro muito chamado Armando Bispo, nos falou um dia com bastante preocupação para pararmos de olhar e dar atenção a qualquer coisa que não nos leve a Jesus, pois Cristo é a fonte de tudo e é para Ele que devemos apontar sempre.

Ele citou Jesus como sendo a matéria prima e todo o resto é derivado dessa matéria. Assim como temos o leite como matéria prima e dele deriva a manteiga, o queijo, o biscoito, o sorvete, etc… assim é com Jesus. A partir dele há derivados como a bíblia, a igreja, o culto, a mensagem, o pequeno grupo, a música, o programa de TV, a página no facebook, o blog, etc. Tudo isso é derivado da matéria prima, que é Jesus. Os nutrientes necessários para a nossa vida não estão no culto, na música, no fogo ou na cura, estão em Jesus Cristo.

Então não adianta nada você ter uma página no Facebook com muitos seguidores, se ela não apontar para Jesus. Não adianta um culto cheio de cura e poder, se não apontar para Jesus. Não adianta uma igreja, um templo rico e glorioso, se não apontar para Jesus. Não adianta a bíblia, se você não usá-la para apontar para Jesus. Não adianta fazer nada por Jesus, se não apontarmos todos os feitos para Ele.
Então, de quem estamos falando mesmo?

“Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.”
(2 Coríntios 3:6)


Euriano Sales

Comentários

Postagens mais visitadas