Pensamento #2 — Preparação e grandeza


Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. — Mateus 3.15

Esta é a segunda fala de Jesus registrada nos Evangelhos — 18 anos após a primeira. Aqui, aos 30 anos de idade, Ele está pronto para executar Seu propósito na Terra. Note: Ele esperou até aqui, apesar de já mostrar total senso de missão aos 12 anos. O que Ele fez no interim? Há pouca informação sobre isso, mas o que podemos ter certeza é que Ele Se preparou durante todos aqueles anos. Antes da execução tem que haver a preparação.
Atletas se preparam por anos para uma competição que dura minutos ou segundos. Um neurocirurgião pode levar algumas horas para operar um paciente, mas não antes de fazer doze anos de aprendizado e treinamento. Se você não valoriza sua preparação, sua execução provavelmente será pobre e falha.
Jesus respondia aqui à objeção de João Batista em batizá-Lo. “Eu é quem preciso ser batizado por Você,” disse João, reconhecendo a superioridade de Jesus. Mas o pensamento de Jesus era: “Agora tem que ser assim, porque é importante fazer tudo da maneira certa, como tem que ser feito.”
Duas lições:
  1. Fazer é bom. Fazer certo, é melhor. Jesus Se preocupou em fazer certo, cumprir o que era esperado d’Ele; fazer as coisas na ordem e na hora certas.
  2. Humildade é o começo de tudo. Jesus era maior que João, mas se submeteu à autoridade de João. Quem é grande não se preocupa em parecer pequeno. Só quem é pequeno se preocupa em parecer grande. Honra vem depois da humildade.
Aplicação: Prepare-se, prepare-se, execute. Execute certo. Não se preocupe em parecer grande.
De forma geral, você costuma se preparar demais ou não o suficiente? Como você pode alcançar o equilíbrio? Você tem a tendência de fazer primeiro depois ver se está certo ou se ficou bem? Quais as vantagens e desvantagens de ser assim? Você tem dificuldade de se submeter a alguém “menor” que você? Deixe seus comentários.

Bispo Renato Cardoso

    Comentários

    Postagens mais visitadas