Pensamento #20 — A Família modelo

 

O Filho não pode fazer nada por Sua própria conta, pois Ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também, pois o Pai ama o Filho e Lhe mostra tudo o que está fazendo. João 5.19,20

Uma família perfeita funcionaria como a Família Divina – Pai, Filho e Espírito Santo.

Na Família de Deus, o Pai é o exemplo para o Filho. Tudo o que o Pai faz, Ele também mostra e ensina ao Filho porque O ama. Não há segredos. Não há carta na manga. Não há razão para desconfiança.
O Filho, por sua vez, almejando ser como o Pai, faz tudo o que vê o Pai fazer. Ele Se sente tão amado e seguro no amor do Pai que decide não fazer nada por Sua própria conta. Ele confia que a vontade do Pai sempre será melhor que Sua própria vontade. “Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres.” (Mateus 26.39)

O Espírito Santo, cumpre o papel do Auxiliador em todas as situações. Sua atribuição na Bíblia é a mesma usada para descrever o papel da esposa na vida do marido — uma “auxiliadora”.

Já no campo humano, é claro, nenhuma família é perfeita. Porém, todos devem ter a Família Divina como modelo. Pais devem buscar ser exemplos para seus filhos em tudo. Ensinando com exemplo, podem melhor preparar seus filhos para a vida. Filhos devem seguir os bons exemplos dos pais, respeitá-los e honrá-los. Maridos devem ser bons cuidadores; esposas, boas auxiliadoras.

Este tipo de família está se tornando cada vez mais raro no mundo por causa do egoísmo e da falta de Deus. Mas você pode, praticando os Pensamentos de Jesus, formar a sua família à imagem da Família Divina — ainda que sua família de origem não tenha sido um exemplo para você.

Aplicação: Enquanto que família perfeita não existe, esforce-se para cumprir seu papel para com todos em sua família, ainda que eles não cumpram o deles. Seja a imagem de Deus em sua casa.

Onde e como você pode melhor cumprir o seu papel em sua família? Se não vive com familiares, há alguém próximo que é como família para você? Você tem tratado bem esta pessoa? Em seu lugar, como você acha que Jesus trataria seus familiares? Deixe seu comentário.

Bispo Renato Cardoso

Comentários

Postagens mais visitadas