Começo de namoro

 
Você está namorando pela primeira vez? Ou começou um novo relacionamento? Ansiedade e certa insegurança são comuns nessa nova fase da vida. Mesmo para quem já namorou antes, as expectativas são muito parecidas com as de quem está vivendo o primeiro amor. Pois, começar um namoro envolve conhecer pouco a pouco aquela pessoa que te atraiu, descobrir compatibilidades com ela e aprender a respeitar e confiar no outro.
 “Primeiro as pessoas se apaixonam pela aparência, sentem uma atração pela outra. Depois esse aspecto físico fica em segundo plano e elas são atraídas pelo que a pessoa é, pelo interior do parceiro (...) O namoro é justamente para vocês se conhecerem, entenderem um pouco mais da vida e dos costumes e jeito de cada um, ou seja, nessa fase vocês irão entender e amar ainda mais um ao outro como pessoa”, afirma a escritora e apresentadora do programa “The Love School”, Cristiane Cardoso.

Dialoguem desde o início 

É natural perceber e conviver com as diferenças de comportamento e personalidade de cada pessoa. O problema encontra-se quando, no início de namoro, tanto as boas qualidades quanto os defeitos, passam em branco. Não deixe isso acontecer. Elogie e ressalte o que chamar mais a sua atenção no comportamento do parceiro(a), e fale quando algo não agradar. Mas também seja receptivo(a) para ouvir e entender a mesma atitude do companheiro(a) quando se dirigir a você.



Com o amadurecimento de cada um de vocês, como pessoa e como um casal, virá também o compromisso da mudança, assim quando ela for necessária. Por isso, o diálogo é sempre muito importante para a manutenção de um bom relacionamento, pois é durante a conversa que vocês abrem o debate para esclarecer questões e resolver possíveis conflitos e divergências.

Por meio da convivência e com o desenvolvimento da relação, ambos vão se sentir mais confortáveis, seguros e preparados para falar e conversar sobre o comportamento de cada um diante dessa nova fase que é o namoro. Mas, fique atento aos sinais que podem atrapalhar esse comecinho do relacionamento e saiba como lidar com eles.

Insegurança
Quando conhecemos alguém, queremos mostrar o melhor de nós. Mas, esquecemos de mostrar o mais importante que é quem realmente somos com qualidades e defeitos. Não permita que a insegurança faça com que você acabe caindo na armadilha da mentira e de mostrar ser quem você não é de verdade. Seja genuíno e não esconda nada. Uma atitude desonesta pode desencadear o término de um relacionamento.

Apego
Claro que é muito importante passar o máximo de tempo que puderem juntos para conhecer melhor um ao outro, os gostos de cada um e, principalmente, os objetivos em comum. Porém, o mais importante é pensar não na quantidade, mas sim, na qualidade do tempo que vocês passam juntos. Se não podem se ver todos os dias, isso é ótimo. Ficarão com saudade e terão muito mais novidades para compartilhar ao se encontrarem.

Ansiedade digital
Não deixe seu namoro cair na rotina digital. Torpedos, mensagens rápidas e instantâneas, declarações abertas de amor em redes sociais não devem ser prioridade e tomar todo o seu tempo durante o dia. O namoro acaba perdendo a privacidade e aquele ar de novidade da conversa “olho no olho” quando se encontrarem. Troque mensagens, mas tenha bom senso para limitá-las ao necessário. Quando não puderem se ver pessoalmente, dê preferência ao telefonema, e escute a voz do outro. O diálogo flui muito melhor.

Impaciência
Busque com parcimônia os pontos em comum entre vocês. Geralmente, os desentendimentos surgem da falta de conhecimento sobre o outro e da falta de paciência em entendê-lo. É importante saber avaliar se possuem objetivos e interesses em comum, e se seus valores são compatíveis para que não haja desgaste da relação quando houver um conflito de ideias. Conhecendo bem um ao outro e com calma, o casal se entende e resolve qualquer problema.

Irresponsabilidade
Respeito perante as vontades do outro e cumplicidade são duas atitudes imprescindíveis para um bom relacionamento. Contudo, nenhuma das partes do casal pode esquecer de si mesmo e de compromissos assumidos antes mesmo do namoro começar. Não deixe de cumpri-los. Não ignore projetos particulares e sempre tente conciliar os objetivos de ambos para que possam planejar o futuro juntos, traçando novas metas.

Se você enfrenta dúvidas ou problemas em sua vida sentimental e se quiser entender mais sobre a relação a dois, participe da Terapia do Amor, uma reunião especial que acontece todas as quintas-feiras na Universal. Clique aqui para saber mais.

Texto do site: http://www.universal.org/noticia/2015/07/20/comeco-de-namoro-33666.htm



Comentários

Postagens mais visitadas