Imagem ou a Palavra

Imagem relacionada

Nós, seres humanos, temos uma grande necessidade de ver  e tocar para crer em algo. Isso faz com que a crença seja maior, mas sabemos que se tratando de fé, esse não é o caminho, até mesmo pra crer em Deus esse não é o caminho. 

Um exemplo disso encontramos no antigo testamento aonde depois de ter libertado o povo do Egito, ter abrido o mar, ter feito o pão cair dos céus e tantos outros milagres que Deus tinha feito e mesmo assim ao ver Moises a dias no monte(êxodo 32),  e sem a presença física de alguém, logo o povo fez um bezerro de ouro(algo visível, tocável). Na hora que eles não viam algo, fizeram algo pra representar. As vezes a nossa memoria leva aquilo que vivemos ou experimentamos com Deus e logo estamos nós querendo algo visível, ai não agimos na fé. 😔

E com isso eu tava pensando, que Deus poderia ter deixado uma imagem de si, seria mais fácil para o povo, mas não foi isso que Ele quis.

 O que Deus deixou? 

Depois de descer do Monte Moises trazia consigo as tabuas testemunhos(escrita pelo próprio  Deus! Com os 10 mandamento). Ele presou em deixar Sua Palavra e ainda hoje é assim. O que é a bíblia, não é a Palavra de Deus? Representa o próprio Deus. E hoje pela manhã tava lendo um texto que me lembrou disso que Deus tinha me mostrado a dias atrás....o porque usar a Palavra ao invés de imagem? Porque quando se usa a imagem, todos ao vê-la pode beijar, adorar e etc, mas ao deixar Sua Palavra Deus nos convida a pensar, a pesar, a usar a inteligência que esta acima de grau de escolaridade e sim em conhecer os pensamento dEle! 

Vou deixar o texto que li essa manhã, e posso confessar algo? Deus ja tinha me mostrado isso! Mais parecia que aquilo que Ele tinha mostrado não era tão assim, ai li isso hoje na pagina do pastor e pensei: Poxa vida, Deus tinha me mostrado isso! Por que acho que o mesmo Deus que falou com ele já não tinha me mostrado? O que me trouxe um certo temor em me importar com o que Deus me diz, porque as vezes achamos que não somos capazes e logo não achamos que Deus falará com a gente tão assim, mas sabe o que vi hoje? Ele fala! Ele fala e não duvida disso não. Creia....toda vez que você pede pra Ele falar....Ele fala  e mostra 😊😊Segue o texto:



POR QUE DEUS NÃO DEIXOU UMA FOTO DELE?

Então, o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. Deuteronômio 4.12
Deus sempre se preocupou em não deixar aparência nenhuma de Si mesmo para o ser humano. Pense comigo:
Não seria mais lógico, fácil e até estratégico Deus ter deixado uma imagem fiel de Si mesmo para o homem adorar? Uma marca única, fiel e inconfundível para todos os povos?
Não. Ele nunca pediu que nenhum de Seus profetas fizessem uma imagem Dele. Nunca posou para nenhum escultor ou pintor Lhe fazer um autorretrato. Nem Jesus instruiu Seus discípulos a guardar alguma forma ou semelhança Dele. Outros personagens históricos deixaram suas estátuas e imagens que podem até hoje ser vistas nos mais famosos museus do mundo. Mas não há nenhuma imagem de Deus, o Deus da Bíblia. Conjecturas, expressões da suposta aparência de Jesus decorrentes da imaginação de artistas, sim. Imagem fiel, não.
Deus chegou ao ponto de incluir nos Dez Mandamentos a ordem expressa: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto.” Êxodo 20.4,5
Por que tanto cuidado?
Deus é, acima de tudo, a essência da inteligência. Ele é espírito, o que se compreende como mente, sabedoria, intelecto. Não é uma religião. Note que o Judaísmo não tem imagens. Tampouco o verdadeiro Cristianismo. Imagens, por sinal, são um artifício favorito da maioria das religiões.
Qualquer pessoa pode ver uma imagem. Beijá-la, adorá-la, venerá-la. Mas nem todos podem perceber a inteligência.
Inteligência não é vista, é entendida. Somente um outro ser inteligente pode notá-la.
Por isso, Deus não deixou imagem de Si mesmo. Ele não quer adoração robótica, emotiva, irracional. Ele quer que pessoas inteligentes O percebam.
Enfatizo que não me refiro à inteligência como conhecimentos que se adquire em escolas. Sem dúvida, uma pessoa inteligente se beneficia muito de conhecimentos acadêmicos, mas os mesmos não garantem inteligência. Conhecimento é absorção de informações. Inteligência é a capacidade de fazer sentido delas, ver o panorama geral, mais do que a soma das informações.
O que você pode aproveitar disso tudo?
Busque a Deus com sua inteligência, não suas emoções
Rejeite, jogue fora todas as supostas imagens de Deus ou deuses que você possa ter em sua posse
Ouça a voz de Deus, isto é, Suas palavras, e medite nelas
Inteligência não é vista, é entendida. Somente um outro ser inteligente pode notá-la.
Seja um.
Facebook: Pastor Israel Silva

Comentários

Postagens mais visitadas