Por que depender do Espírito Santo?

Resultado de imagem para moça lendo tumblr
O diálogo de Deus com Ezequiel no capítulo 37 do livro que leva o seu nome, me chama a atenção, não simplesmente pela impressionante pergunta do Altíssimo, mas também pela humilde resposta do profeta.
“E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.”
Ezequiel sabia que aos olhos humanos era impossível que a vida voltasse aos milhares de esqueletos espalhados pelo vale. No entanto, mesmo diante de uma cena aterradora, o profeta cria que pelo Espírito de Deus, qualquer circunstância poderia ser transformada.
A profecia se cumpriu logo depois daqueles dias, e Israel se ergueu como uma forte nação, saindo do “vale de ossos secos”, após o duro exílio babilônico.
Da mesma forma, para nós, é impossível que a multidão de mortos espirituais, dentro e fora da Igreja, reviva e se torne nova criatura. Não somos capazes de penetrar no coração deles para mudar seus conceitos e vontades. Aliás, nem sequer sabemos nos expressar como convém.
Mas, se formos cheios do Espírito Santo, o Seu poder agirá por meio de nós e transformará “ossos secos” em exército, justamente porque, para Ele, não há nada impossível!
É o Espírito Santo que adentra os corações; quebranta as pessoas mais endurecidas; convence o homem do pecado; promove o arrependimento; aplica o Sangue do Senhor Jesus no pecador… Enfim, toda obra redentora da Cruz é empregada em nós pelo Espírito de Deus.
Portanto, saiba que o nosso trabalho para Deus não tem nenhum valor se não for feito pelo poder do Espírito Santo. Até mesmo aquelas obras que parecem tão expressivas e arrancam aplausos humano.
Sabemos que Deus tem pressa para realizar Suas obras neste mundo, e há tanto a se fazer…
Mas, se fizermos na força do nosso braço ou no poder da nossa capacidade intelectual, nada terá proveito.
Queremos a Igreja de hoje tão expressiva como a Igreja de Atos dos Apóstolos, mas temos vivido como os apóstolos viviam? Temos crido, como eles creram? Temos dependido do Alto, como eles dependeram?
Todas as obras maravilhosas que lemos em Atos, não eram feitos humanos, mas atos poderosos do Espírito Santo.
Então concluo que, se nós, servos do Altíssimo, não vivermos 24 horas por dia sendo guiados pelo Espírito Santo, seremos como baratas tontas, sem direção.
Já pensou dedicar toda sua vida a uma missão e, no final, nenhuma obra subsistir?
Isso é terrível, mas pode acontecer porque, sem o Espírito Santo, a melhor pregação não passa de letra morta; sem o Espírito Santo, qualquer tentativa de ajudar o outro não passa de doutrinação humana; sem o Espírito Santo, as promessas bíblicas não passam de palavras que geram somente expectativas.
Enfim, precisamos do Espírito Santo, mais do que precisamos do ar para respirar!
Portanto, que nunca venhamos nos esquecer que não adianta fazer nada para a Obra de Deus, se não for por intermédio do Espírito Santo. É Ele Quem opera tudo em todos, quando se trata da Seara Divina. Se não for Ele, por Ele e para Ele, tudo é em vão.
Núbia Siqueir
Achei tão forte esse texto, esta no blog da dona Cristiane Cardoso, que vale muito a pena conferir os post lá, mas vim aqui dividir esse texto pra que tanto você, como eu sempre lembre disso, que tudo o que devemos fazer é por intermédio dEle. 

Comentários

Postagens mais visitadas