Compaixão

Resultado de imagem para garota de Deus tumblr

"Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão..." Jó 6:14


Estou meditando em Jó de uns dias pra cá, estava abrindo o meu guarda roupa e meio que ouço Deus falando comigo mais ou menos o seguinte: Você lembra de Jó? Essa pergunta me fez rever alguns meses atrás que tinha lido um material e até versículos do livro de Jó e desde então estou meditando no livro. 

A fidelidade que Jó tinha foi incrível, as primeiras reações que ele teve foi e são uma grande inspiração, fé e fidelidade. Perder tudo e se manter firme com o Pai. Mais o lugar que quero chegar nesse texto é sobre compaixão. Depois de uma situação ruim, de dor.....percebo ao meditar nessa passagem que tão importante e necessário é ter esse ato. É ter compaixão. 

Falo isso porque quando tudo vai bem conosco ao vermos alguém em profunda aflição podemos agir como os amigos de Jó fez...o criticando, procurando a culpa nele e etc, mas em um momento de dor e sem entender o que e o porque esta acontecendo aquilo....o que você espera?

Não tô me referindo a pena, não é isso, mas sim a compaixão, a se colocar no lugar do outro e se fosse você o que você iria querer? Talvez quem já passou por uma dor parecida irá entender a aflição e grito de socorro do próximo, mas quem não...talvez comece a agir de uma maneira ou até criticar o que agrava a dor. Não por maldade, mas por não saber. 

Diante de uma dor que passamos, conseguimos de alguma forma ser mais compreensivas e ter compaixão, mas o que Deus me fez perceber é que não devo esperar e criar expectativas no próximo, se a pessoa que Ele mostrou que deve ter compaixão sou eu. 

Isso tira o peso do próximo de que ao passar por um momento difícil, ele dever ser compreensivo e etc..Talvez aquilo não foi mostrado pra ele, talvez ele não passou por isso, mas trás em mim a responsabilidade de praticar a compaixão com os aflitos, de saber se colocar no lugar do outro, de não usar criticas e assim por diante. 

E mais uma vez percebo que não é sobre o outro e eu, é sobre mim e Deus. Eu que devo trabalhar nessa mudança e pratica constante. E ai? Vamos praticar a compaixão? 

Comentários

Postagens mais visitadas